Sobre mim

Meu nome é Gabriela Ventura. Nasci em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro e cresci na Internet, na época do pulso único depois da meia-noite. Sou formada em Letras (Português-Literaturas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com mestrado e doutorado em Literatura Portuguesa e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa pela mesma instituição. Atualmente moro em São Paulo, nas ruínas do Twitter e, recentemente, reativei o Instagram como uma espécie de diário de leituras. Atualização, 24/07: ninguém aguenta mais o Twitter, quer dizer, o X, valeu, Elon!, nem as baratas do site, tipo eu. Ando testando o Bluesky, estou lá como @gabrielaventura.substack.com

Se no último parágrafo pareço ter confundido o perfil da newsletter com o do LinkdIn, é para o caso de alguns de meus leitores serem também potenciais clientes:

  • mexo com texto em suas variadas formas e complexidades. Traduzo do inglês, faço revisão e copidesque acadêmico e editorial, sou resenhista, redatora e ghost writer. Também posso fazer leitura crítica do seu livro de contos, seu romance ou seus poemas.

  • Sou professora de Literatura Portuguesa, mas também de Literatura Brasileira, Africanas de Língua Portuguesa, ajudei a formar um grupo de estudos em Cultura Pop na Faculdade de Letras de UFRJ e, ocasionalmente, ofereço cursos livres sobre literatura e outras artes. Para além disso, estou disponível para mediações em eventos literários, palestras, workshops e seminários.

Agora, se, em vez de cliente, você está interessado em ser um mecenas, patrocinando a aventura intelectual desta newsletter… confesso que ainda não sei ao certo como você pode fazer isso. O Substack oferece uma opção paga embutida, mas é o tipo de coisa que só funciona se você tem dezenas de milhares de inscritos. Diante do caráter ~peculiar~ dos meus textos, e da periodicidade irregular, não acho que este seja um bom modelo para mim.

(Fora que há uma parte minha que grita toda vez que vejo um conteúdo na internet bloqueado por um paywall - mesmo que, no caso, haja uma diferença brutal entre mim, que preciso fechar as contas da casa ao fim de cada mês e comprar a ração super premium das minhas gatas e, digamos, um grande veículo editorial comandado por uma família quatrocentona paulista. Se o tal jornalismo de qualidade exige (ou merece) recursos eu não sei, mas cada texto meu só é possível após horas de leitura, não raro noites inteiras de pesquisa e escrita, durante semanas.)

Diante disso, e enquanto não desenvolvo um sistema melhor, se é que ele existe, uma vez que ainda não tenho um esquema de recompensas para oferecer em troca de uma campanha oficial de apoio, potenciais & mui generosos mecenas podem me mandar livros da minha modesta listinha recém-criada na Amazon, me ajudando assim a perder um pouco menos de dinheiro com literatura. O que já é uma ajuda e tanto.

Para contratar meus serviços, pedir orçamentos ou, quem sabe o meu pix, meu e-mail é agabrielaventura@gmail.com

Subscribe to Marginália

Aloprando no canto da página, ou: Quem não nasceu no centro tem mais é que rabiscar as bordas. Textos esparsos sobre tudo o que me interessa - o que quer dizer que tudo é possível, mas eu não prometo nada. Aqui há monstros.

People

Leitora assídua e escritora bissexta. Polímata de inutilidades.